As barreiras à entrada podem ser definidas como um fator ou conjunto de atributos de um mercado que impedem uma empresa de ingressar e concorrer com organizações já estabelecidas em determinado segmento produtivo. De modo geral, maiores barreiras à entrada significam que os custos financeiros e de tempo tendem a ser mais elevados para os potenciais competidores ou entrantes em um mercado. Além disso, a existência de barreiras à entrada também contribui para manutenção dos preços dos produtos e serviços em níveis mais elevados e dificulta o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em virtude da dificuldade de entrada de novos concorrentes em determinado setor.
Fonte: BRASIL. Ministério da Justiça. Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: CADE, 2016.
Em nossos estudos do material didático, foi abordado que a defesa da concorrência tem por objetivo eliminar o poder abusivo de mercado que uma empresa ou conjunto delas pode exercer em determinado mercado, como: a elevação de preços das mercadorias e serviços; a redução da quantidade, qualidade e/ou diversidade de produtos e serviços a um dado nível de preços; e a diminuição do patamar de inovações em determinado segmento produtivo. Por isso, medidas de concentração industrial como o índice de Hirschman-Herfindahl e da entropia, e indicadores de barreiras à entrada como a taxa de entrada e de crescimento da indústria, a razão de desvantagem de custo e de custo de marketing, podem ser utilizados para realizar uma análise horizontal em situações de aquisição ou fusão entre empresas de determinado setor.
Com base no exposto, escreva um texto de no mínimo 6 e no máximo 10 linhas sobre a concentração industrial e as barreiras à entrada, apresentando os principais indicadores utilizados pelo CADE na análise horizontal e descrevendo os fatores mais relevantes para formação/existência de barreiras à entrada em um setor.
IMPORTANTE:
– Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo no processo de criação e desenvolvimento de sua resposta. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
– Lembre-se de que a existência de evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem a menção das referências, será inquestionavelmente zerada. As citações e referências, inclusive do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
– Não são autorizadas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, situações do tipo: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Recorde-se que a interpretação da atividade também faz parte do processo avaliativo.
– Esclareça as suas dúvidas com a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, para que possa e consiga realizar a sua participação.
– A sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
– Atente-se ao prazo de entrega, evite o envio de atividade em cima do prazo ou na data-limite. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão ajustados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)!