MAPA - ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO - 51/2024

A pandemia da COVID-19 exacerbou conflitos, trouxe novos ingredientes para a batalha política e mudou radicalmente o trabalho dos jornalistas de TV. Surgiram novos protocolos de segurança para as gravações. Repórteres passaram a usar máscaras e, agora, são os entrevistados que seguram o microfone. Tudo para evitar a transmissão do vírus. Foi necessário também reduzir o número de pessoas nas redações para manter o distanciamento. Muita gente passou a trabalhar em home office, o que exige adaptação e disciplina. O público já se acostumou às entrevistas feitas pela internet. Sem sair de casa, um repórter pode entrevistar uma fonte em qualquer lugar do país e do mundo. O enquadramento, a qualidade do áudio, a iluminação e as imagens de apoio não são do mesmo padrão, mas é o que temos no momento. Estar no local onde os fatos acontecem deixou de ser tão importante, pelo menos por enquanto. Recursos como as entrevistas online e as imagens de celular, cada vez mais usadas, são facilidades que certamente vieram para ficar.

Fonte: RHODE, A. Jornalismo e pandemia na TV. In: CARILDA. E (Org). A (re)invenção do Telejornalismo em tempos de pandemia. Florianópolis: Editora Insular, 2020. p. 107.

Para uma atividade da comunicação contemporânea, é mais importante promover uma comunicação que consiga se destacar em meio a uma grande oferta de informações, criando conexões com as pessoas, despertando emoções e solucionando problemas reais do que um produto visualmente impecável. Como o trecho acima mostra, o jornalismo durante a pandemia é um exemplo de como esta ‘estética real’, muitas vezes com visual amador, se sobrepôs aos padrões de qualidade que estávamos acostumados a assistir nos programas de televisão. Esta mudança de padrão, no entanto, pode ser aplicada a outros casos, como programas de entretenimento, campanhas publicitárias etc.

Partindo da ideia que um computador e uma webcam são suficientes para criar um material comunicacional que se adeque aos valores estéticos atuais:

a) Proponha uma ideia de um canal fictício de Youtube, que seria criado por você do zero, visando os valores estéticos importante para a comunicação atual. Descreva qual seria o nome, a temática geral a ser abordada e o público-alvo, detalhando qual seria a frequência de postagem, qual seria a linguagem usada, como seria a abordagem do tema, como este canal seria produzido e como ele funcionaria.

b) Relacione as suas escolhas com as características estéticas atuais, justificando os motivos pelos quais você acredita que este seria um material comunicacional eficiente.

ATENÇÃO:
– Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do Café.
– Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em “Material da disciplina” há um arquivo com normas para realização de citações e referências.
– Qualquer dúvida, entre em contato com a mediação.

Bom trabalho a todos!

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?