O ciclo de instrução é um conceito crucial na Arquitetura e Organização de Computadores, descrevendo o processo pelo qual uma CPU executa instruções de um programa. Cada ciclo de instrução pode ser dividido em várias etapas, cada uma desempenhando uma função específica que contribui para a execução completa da instrução.
O entendimento dessas etapas é essencial para compreender como os computadores processam informações.
Geralmente, um ciclo de instrução inclui a busca (FETCH) da instrução, a decodificação (DECODE) da mesma, a execução (EXECUTE) da operação especificada e, por fim, o armazenamento (WRITE-BACK) ou escrita do resultado.
Stallings, William. “Arquitetura e Organização de Computadores”. Pearson, 10ª edição, 2016.
Você deve enviar um ARQUIVO contendo as “respostas das questões” abaixo discriminadas.
Explique as etapas do “Ciclo de Instrução”:
a) Busca da Instrução (FETCH).
b) Decodificação da Instrução (DECODE).
c) Execução da Instrução (EXECUTE).
d) Armazenamento da Instrução (WRITE-BACK) ou escrita.
e) Por fim, discuta a importância de cada uma dessas etapas no processamento de dados e execução de programas.
* Orientações:
– Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
– Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado através do fórum interativo – “Links das Aulas ao Vivo”.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo, como roteiro, os tópicos elencados.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente usando o template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e as referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas de acordo com as normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida o seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar as suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega. Evite o envio da atividade muito próximo do prazo. Você pode ter algum problema com a internet, o computador, o software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.
Questão 1
•
O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante a primeira metade de 2022. Diferentemente de outros esportes coletivos, o voleibol não é considerado um esporte de invasão por não haver um espaço “comum” entre as equipes numa mesma quadra. Por conta disso, algumas características e elementos dessa modalidade, como a especificidade dos gestos técnicos e algumas regras, apresentam grande diferença se comparadas a outros esportes.
Fonte: CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.
Nesse sentido, você, acadêmico(a) e futuro(a) professor(a) de Educação Física, deverá ter conhecimentos sobre os fundamentos, as regras e as especificidades dessa modalidade para que sua atuação seja adequada e satisfatória.
Assim, a atividade MAPA pede que você GRAVE UM VÍDEO de até cinco minutos, em que deverá:
1. Diga seu nome completo e RA.
2. EXPLIQUE as seguintes regras gerais do voleibol:
2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial?
2.2. Qual é o número MÁXIMO de toques que o time poderá dar na bola para passá-la ao outro lado da quadra?
2.3. Explique por que o bloqueio não é contado como um dos toques na bola.
2.4. O que é o “tie-break”?
3. CITE QUATRO fundamentos básicos do voleibol.
4. Escolha DOIS fundamentos para EXECUTAR na prática.
ATENÇÃO!
– O vídeo deverá ter, no máximo, CINCO minutos.
– A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE pelo(a) aluno(a).
– É obrigatório o uso de uma BOLA DE VOLEIBOL OFICIAL, NÃO OFICIAL ou SIMILAR A UMA (leve e macia). Não será permitido o uso de bolas de basquete, handebol, futebol, futsal, tênis e outras que não condizem com a similaridade de uma bola de vôlei (leve e macia).
– A apresentação de regras diferentes das solicitadas no enunciado da atividade será considerada incorreta.
– Atividade que contenha qualquer tipo de plágio será zerada — para conhecimento, o documento sobre plágio está na Sala do Café.
– Faça a gravação do vídeo em um local claro e adequado para a prática.
– Caso utilize o celular, faça a gravação com ele na horizontal.
– Evite o uso de bonés e óculos de sol, assim como relógios, como abordado no MANUAL DA PRÁTICA, disponível, também, na Sala do Café.
Links:
TUTORIAL: COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR? https://youtu.be/egoajNjySEI — clique no link ou copie e cole na barra de navegação do seu computador.
TUTORIAL: PROGRAMA DE EDIÇÃO – EDUCAÇÃO FÍSICA: https://youtu.be/NZ_pX261qu4 — clique no link ou copie e cole na barra de navegação do seu computador.