ATIVIDADE 1 - CBIO - FISIOLOGIA HUMANA - 51/2024

Conforme aprendemos em nossas aulas e elucidado no capítulo 3 do nosso livro didático, sabemos que a contração muscular esquelética é um processo controlado pelos nervos motores do sistema nervoso somático, dependente de ATP. Observe um trecho do artigo no site da UNESP:

“Nos animais vertebrados, a musculatura esquelética corresponde aproximadamente a 40% do peso corporal e os demais tipos de tecido muscular, apenas 10%. Além desse sistema expressar nossos padrões de comportamento gerando tensão mecânica, desempenha outras funções fisiológicas como na termorregulação e no jejum prolongado. Para que o músculo possa entrar em e manter sua atividade, necessita de energia metabólica, ou seja, ATP. Ao ser hidrolisado enzimaticamente, parte da energia liberada é utilizada para a geração de força mecânica e a outra parte é perdida na forma de calor. Como a disponibilidade de ATP é pequena nas fibras musculares, é necessária uma fonte adicional de energia como a creatina”.

Fonte: https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Fisiologia/Neuro/aula.21.contracao_muscular_esqueletica.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

Com base nos seus conhecimentos obtidos na disciplina de Fisiologia Humana e em suas buscas em fontes confiáveis, construa um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, explicando como a creatina pode servir como uma fonte rápida para a produção de ATP na fibra muscular.

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?