É fundamental que o gestor financeiro domine a classificação dos gastos em uma empresa, pois isso permite uma análise precisa dos custos e despesas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Compreender se um gasto é fixo ou variável, direto ou indireto, ou uma despesa ou investimento, influencia diretamente no controle financeiro e na precificação dos produtos.
Neste sentido, você e seu colega de profissão João, ambos profissionais da área de gestão financeira, após se formarem decidiram por empreender no ramo de móveis de madeira. Optaram por iniciar as operações da empresa em 1º de janeiro de 2024, e por serem profissionais habilitados, optaram por realizar toda a análise dos gastos, gerando os relatórios relevantes para as tomadas de decisões. Neste contexto surgiu então a empresa Gama Amadeirar Ltda, indústria especializada na fabricação de dois modelos móveis de madeira. A princípio ocorreram os seguintes gastos:
1) Salário dos operários da fábrica
2) Conta de eletricidade para a fábrica
3) Depreciação de equipamentos de produção
4) Aluguel da fábrica
5) Materiais de madeira usados na produção
6) Marketing e publicidade
7) Salário dos gerentes da fábrica
8) Seguro da fábrica
9) Compra de novas máquinas para a fábrica
10) Salário da equipe de limpeza da fábrica
11) Comissões de vendas
12) Salário do pessoal do departamento administrativo
13) Salário dos vendedores
14) Aluguel da parte administrativa e de vendas
15) Materiais de escritório (papel, canetas, etc.)
16) Água e Luz – Administrativo e vendas
17) Água da fábrica
18) Compra de Equipamentos de escritório (computadores, impressoras)
19) Material de limpeza
20) Manutenção dos equipamentos de produção
Diante do exposto, faça uma leitura da Unidade I do Livro da Disciplina, análise todos os gastos e informações apresentadas. Classifique cada gasto da lista e descreva a qual grupo pertence entre: Investimento, Custo Direto Fixo, Custo Direto Variável, Custo Indireto Fixo, Custo Indireto Variável e Despesa.