De acordo com De Boni e Goldani (2007), na natureza, todos os sistemas buscam alcançar a maior estabilidade possível, árvores buscam ter raízes grandes e densas para lhe proporcionar estabilidade, a temperatura de um corpo mais quente é trocada com um corpo mais frio para atingir equilíbrio térmico, entre outros. Para os átomos não ocorre de forma diferente, a maior parte destes elementos não se apresentam isoladamente, mas sim ligados com outros átomos, atingindo assim uma configuração mais estável.
Um exemplo fundamental para nossa sobrevivência é o oxigênio, cuja combinação entre átomos do mesmo elemento formam O2 (oxigênio) e O3 (ozônio) ou se ligam a outros elementos formando diversas substâncias: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), H2O (água), SO2 (dióxido de enxofre). Neste ponto, é importante frisarmos que o elemento químico (O) não se encontra na natureza em sua forma elementar, pois ele não tem estabilidade (BIGATÃO, 2016).
Fonte: MARQUES, Paola dos Santos Gaschi; GODOI, Thiago Baldasso. Química Geral e Orgânica. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Mediante o exposto, responda às questões a seguir:
1 – Quando essa estabilidade é obtida?
2 – Existem exceções a esse tipo de regra da estabilidade? Cite um exemplo.
3 – Que tipo de ligação química formam as substâncias citadas no texto? Como ocorre esta ligação?