A ginástica de academia consolidou-se como uma modalidade de exercício físico nas academias, servindo como um meio de desenvolver os componentes da aptidão física por meio de aulas coletivas, coreografadas e guiadas por diversos estilos musicais. Atualmente, há uma ampla variedade de modalidades de ginástica de academia, que podem ou não utilizar diferentes equipamentos e tecnologias, desenvolvidas para atender aos diversos públicos que frequentam as academias.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia, onde a ginástica de academia é o grande diferencial da empresa. Para testar seus conhecimentos, o coordenador lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.
Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA, que se encontra no Material da Disciplina;
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA
TAREFA 1
Na educação física, a elaboração de um planejamento possibilita uma visão abrangente da estruturação dos treinos e assegura a progressão coerente das sessões de treinamento, ou seja, de que forma cada dia de treino será conduzido. No âmbito das atividades de ginástica em academias, as sessões de treino são denominadas “aulas” que, igualmente, necessitam de um planejamento meticuloso.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, responda as duas questões que se seguem.
1. As aulas de ginástica de academia são estruturadas considerando pontos centrais que determinam como ela se desenvolve. Sendo assim, cite quais são esses 4 pontos.
2. Uma aula é dividida, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma. Desta forma, descreva qual a finalidade (objetivo) e o que acontece em cada uma dessas partes.
TAREFA 2
Entre as diversas modalidades de ginástica de academia, o jump é uma das mais populares. Nesta prática, os movimentos são realizados sobre um minitrampolim de formato circular, constituído basicamente por molas e uma lona que forma a superfície elástica. Embora os movimentos dessa modalidade sejam semelhantes aos de outras, eles demandam atenção e uma técnica de execução refinada devido à instabilidade da superfície.
A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
1. Sabemos que no jump os movimentos podem ser categorizados em Classe 1 e Classe 2. Nesse sentido, quais são os movimentos de Classe 1 e Classe 2 da nota de coreografia preenchida anteriormente?
2. A prática de exercícios sobre uma superfície instável, como no minitrampolim, exige alguns cuidados e, por vezes, pode não ser indicada para determinados indivíduos. Sendo assim, quais são as recomendações de segurança para a prática do jump?
3. Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Jump. Para isso você deverá preencher o quadro abaixo com as informações necessárias.
Atente-se as seguintes orientações para realizar esse planejamento:
– Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo.
– Preencha com nome da música e do artista no campo “Nome da música”. Por exemplo, Várias Queixas – Malifoo, Gilsons, Cazt.
– A duração de cada música deverá ser indicada no campo “Duração”. Suponha que a duração seja de três minutos e cinquenta e seis segundos, então deverá ser preenchido como 2:15.
– Cada música deverá ter um objetivo específico, que deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo seria: Promover o primeiro treino intenso da aula.
– Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Corrida baixa, corrida alta, chá-chá e hip-hop. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.
Etapa | Música | Duração | Objetivo da música | Exercícios programados | |
n. | Nome da música | ||||
Aquecimento | 1 |
|
|
|
|
Parte principal | 2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
| |
4 |
|
|
|
| |
5 |
|
|
|
| |
Volta à calma | 6 |
|
|
|
|
TAREFA 3
Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.
Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.
Música | Exercício Físico | ||||
Mapeamento | Instrumento/efeito | Contagem | Movimento | Tempo | Repetição |
Verso 2 | Baixo e órgão | 2×8 | Elevação de pernas para trás | 4t | 4x |
Órgão 2 | 3×8 | Elevação de pernas para trás dupla | 4t | 2x | |
Elevação de pernas para trás | 4t | 2x |
Música | Exercício Físico | ||||
Mapeamento | Instrumento/efeito/letra | Contagem | Movimento | Tempo | Repetição |
Introdução | Efeito musical | 2×8 | Transição do solo para o trampolim | 16t | — |
Verso 1 | Letra: “Desde o momento que eu te vi …” | 2×8 | Corrida | 2t |
|
| 1×4 | Corrida | 2t |
| |
Refrão 1 | Bumbo, palma e Baixo | 4×8 | Corrida alta | 2t |
|
Verso 2 | Bumbo, palma (diferente) e Baixo | 4×8 | Salto chinelo duplo | 4t |
|
Verso 3 | Bumbo, palma (diferente) e Baixo (diferente) | 4×8 | Salto tesoura duplo | 4t |
|
Refrão 2 | Bumbo e Baixo (mais forte) | 4×8 | Corrida alta | 2t |
|
Refrão 3 | Efeito musical | 4×8 | Corrida | 2t |
|
*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.
Quadro – Nota de coreografia.