MAPA - BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024

 

 

 

MAPA — BIOQUÍMICA HUMANA 53/2024
Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Bioquímica Humana.

Instruções iniciais:
1. Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade e siga todas as instruções constantes nesse modelo. Ele se encontra em Material da Disciplina.
2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA que estará na Sala do Café.

A água é um elemento fundamental no transporte e na distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Como o corpo não produz água, ela precisa ser reposta para que o organismo funcione regularmente, processo chamado de hidratação. Para se ter ideia da importância da hidratação, é relevante saber que o corpo elimina, naturalmente, uma média de 2,6 litros de água por dia (Marin-Morales et al., 2016).

Fonte: MARIN-MORALES, M. A. et al. Importância da Água para a Vida e Garantia de Manutenção da sua Qualidade. Boletim das Águas, [s. l.], 2015.

Para recolocar a água perdida, não basta beber alguns litros e ficar despreocupado. Ao eliminar água, os eletrólitos — minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células — que estão dissolvidos nela também são eliminados. Então, de nada adianta ingerir muito líquido com o objetivo de manter o corpo hidratado se ele não for rico em minerais, como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto. Dessa forma, é relevante reforçar que a hidratação precisa oferecer uma combinação de água e eletrólitos para que seja eficiente.

Agora, suponhamos que você esteja em uma roda de conversa com seus amigos, que não são da área da saúde e não compreendem como ocorre essa hidratação dentro das nossas células. Como eles sabem que você está fazendo um curso da área da saúde, questionam-lhe como a água que bebemos acaba passando do nosso trato gastrintestinal para o interior das nossas células.

A osmose é um processo no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula. O processo de osmose envolve aspectos químicos, físicos e biológicos, necessários à sobrevivência dos seres vivos na terra. A movimentação de um lado para o outro que é feita no processo não gasta energia, logo é chamada de transporte passivo. Nesse caso, a água tende a atravessar a membrana celular naturalmente, em busca do equilíbrio da concentração entre as soluções. A pressão exercida para que a osmose não seja realizada de forma espontânea é chamada de pressão osmótica, pois ela corresponde à pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana. Esse processo só acaba quando é atingido o equilíbrio entre as duas concentrações de soluto (isotônica). A osmose acontece em diversas situações, estando presente, sobretudo, na nutrição de células animais e vegetais (Nelson; Cox, 2011).

Fontes:
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
VARGAS, R. Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 24-26.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.

EXPERIMENTO
Nesta situação, você utilizará alguns materiais que possui em casa para mostrar a importância da membrana plasmática na hidratação das nossas células.

O que e como deve ser feito?
Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica no livro-base e assistir à aula sobre o assunto. Separe alguns materiais e siga os passos a seguir:
– Duas batatas grandes descascadas.
– Dois pratos fundos (ou outro recipiente).
– Duas colheres de açúcar (cristal ou refinado).
– Fogão para cozimento.
 
Primeiramente, você deverá pegar uma das batatas descascadas e colocá-la para cozinhar. Ela deve ser cozida, mas deve manter sua forma, sem que o cozimento excessivo permita que ela desmanche. Após o cozimento, deixe essa batata resfriar em temperatura ambiente. Após resfriada, você deverá dispor as duas batatas em pratos fundos, cada uma em um prato. 

Faça uma cova (uma abertura) nas duas batatas (crua e cozida), tomando cuidado para que a cova não ultrapasse os dois lados da batata. Procure deixar as duas covas nas duas batatas de tamanhos parecidos. No prato, deixe a batata com a cova voltada para cima e preencha o prato com água da torneira. Faça o mesmo para as duas batatas, cada uma em um prato.

Preencha a cova das batatas com açúcar. Procure colocar a mesma quantidade de açúcar em cada uma delas. A quantidade exata não é importante, mas procure fazer uma cova em que caiba, pelo menos, uma colher de chá de açúcar. Pegue os dois pratos com água, cada um com uma das batatas com as covas preenchidas com açúcar, e deixe reservado em um local longe do contato de outras pessoas de sua casa por 24 horas.

Após as 24 horas, FOTOGRAFE o seu experimento e ANALISE o conteúdo de açúcar presente em cada uma das batatas, RESPONDENDO às questões a seguir, as quais devem ser anexadas para o cumprimento da atividade:

1. Insira uma foto do seu experimento, mostrando os dois pratos com as duas batatas na mesma foto.
2. Descreva como está o conteúdo do interior da cova na batata cozida e na batata crua.
3. Indique como o processo de cozimento pode alterar as características da membrana plasmática da batata.
4. Com base no processo de osmose, explique porque o conteúdo da cova das duas batatas está diferente.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse modelo de resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato PDF será aceito.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplos: MAPA_FundMicroImuno_CarolSouza.pdf.

Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
 
BOM TRABALHO!!!

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?