Olá, estudante! Chegou o momento do MAPA da disciplina. Comece lendo o texto a seguir:
G1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação
Reportagem sobre abortos legais no Brasil, publicada em junho, foi premiada neste domingo (6).
06/11/2022 19h38
O g1 recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, neste domingo (6), na categoria Investigação, com a reportagem que mostrou que 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora.
A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.
A reportagem mostra que quase 40% das mulheres que fizeram um aborto autorizado por lei no Brasil entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022 realizaram o procedimento fora do município onde moravam.
O levantamento feito pelo g1 usou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e foi publicado no dia 9 de junho deste ano.
Naquela semana, o Ministério da Saúde havia publicado uma cartilha na qual afirmava que “não existe aborto ‘legal’” e defendia que os casos permitidos no Brasil fossem submetidos a “investigação policial”.
Uma pesquisa do instituto Datafolha em junho mostrou que 65% dos brasileiros consideravam que a lei que permite aborto em casos de estupro, anencefalia e risco de vida à gestante deveria permanecer como estava ou ser ampliada para mais situações.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2022/11/06/g1-recebe-premio-claudio-weber-abramo-de-jornalismo-de-dados-na-categoria-investigacao.ghtml. Acesso em: 4 jul. 2024.
Link para a reportagem vencedora do prêmio: 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/06/09/4-em-cada-10-abortos-legais-no-brasil-sao-feitos-fora-da-cidade-onde-a-mulher-mora-pacientes-percorreram-mais-de-1-mil-km.ghtml
O Jornalismo de Dados é uma prática jornalística cada vez mais comum, que se baseia na coleta de um grande volume de dados que são organizados, analisados e apresentados ao leitor de uma forma didática, interessante e contextualizada. Os dados podem ser apresentados em formato de mapas, tabelas ou infográficos, por exemplo. A história contada, no entanto, não deve se resumir apenas a estes dados. Ela deve ser colocada em perspectiva para dimensionar a importância do fato apurado e o impacto disso na vida das pessoas, com personagens, histórias de vida e seus desdobramentos.
No exemplo apresentado, de uma reportagem de 2022 que fala do cenário dos abortos legais feito no Brasil, o g1 fez a coleta dos dados via Lei de Acesso a Informação dos dados do SUS, criou infográficos e mapas explicativos e entrevistou mulheres que exemplificaram o cenário geral apresentado.
Portanto, para esta atividade, você deve:
1) Buscar um outro exemplo de reportagem de jornalismo de dados e trazer o link da reportagem.
2) Identificar como e de onde estes dados foram obtidos.
3) Identificar quais recursos gráficos foram usados para que estas informações fossem apresentadas de maneira didática.
4) Explicar como a matéria contextualiza ou exemplifica estes dados.
ATENÇÃO:
– Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.
– Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.
Bom trabalho!