MAPA - PORTFÓLIO - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2024

 

 

Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. No contexto do Ensino Fundamental I, a utilização de brinquedos como recurso pedagógico por pedagogos pode enriquecer significativamente o processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e eficazes.
 

“ ‘[…] admite-se que o brinquedo tem a função de descarregar as tendências anti-sociais que são naturais na criança, mas que se mostram incompatíveis com o estágio atual de nossa civilização. O brinquedo tem, portanto uma função catártica, isto é purificada’. O lúdico é uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, pois é através do brincar que a criança aprende a lidar com o mundo e contribui para formação de sua personalidade, recriando situações vivenciadas por elas e por suas experiências” (CARR apud BARROS, 1988, p.185).


​​A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. ​Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:


¨… o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.


​A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

Considere a situação hipotética a seguir:

Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública do seu município para lecionar no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma turma com muita dificuldade de aprendizagem. Em reunião com a direção e coordenação foi solicitado aos profissionais de educação a oportunidade de reverem e se, necessário, reestruturarem seus planos de ensino para deixá-los mais atrativos e eficazes no trabalho com crianças, ou seja,​ medidas eficazes para proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar destes. Sendo assim, umas das possibilidades mais destacadas quanto à aprendizagem foi a utilização de brinquedo como recurso, uma vez que este aproveita a motivação interna que as crianças têm e torna a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes.

PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e elabore um brinquedo como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar. Use a criatividade e utilize prioritariamente materiais recicláveis. Preencha a Ficha Catalográfica do brinquedo.

FICHA TÉCNICA DO BRINQUEDO:

Nome: nome ou nomes do brinquedo
 – Comentário sobre brinquedo

Idade:

Habilidades estimuladas: motor/social/físico/ moral desenvolvidos ou exigidos na atividade

Como se faz: materiais e etapas da construção

Como brincar: Formas de utilizar (atividades)

Após confeccionada, tirar três fotos (uma do brinquedo com a Ficha Catalográfica preenchida, uma do processo da montagem do brinquedo e outra você segurando o brinquedo com a ficha). Em seguida, cole as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo).

PARTE 2 –
​Elabore um plano de aula para ser aplicado na prática com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Escolha uma escola para realizar a execução do plano. Para esta aula será necessário estabelecer a utilização dos brinquedos como recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para os(as) pedagogos(as), integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros.

– Tema da aula;
– Objetivo;
– Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de suas atividades;
– Fechamento – discorra sobre como os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (5 a 10 linhas).

Orientações:
 
– Para auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado na atividade.
– ​Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado em anexo;
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
– Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e, somente então, clique em FINALIZAR.

*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a).
 

 

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?