“A organização interna de uma CAF (Centro de Abastecimento Farmacêutico) está condicionada às características dos produtos a serem estocados. Assim, esse espaço deve ser muito bem sinalizado, permitindo fácil identificação e visualização dos produtos, bem como a localização e os processos que lhe são inerentes, de modo a impedir contaminação de fluxo. Para o bom andamento das atividades de armazenamento, o espaço físico da CAF precisa estar organizado e atender as necessidades do serviço. As instalações devem proporcionar a movimentação rápida e fácil dos produtos, desde o recebimento até a expedição, com a utilização do espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível.
Cuidados para a organização interna da CAF:
Ao se otimizar a armazenagem obtém-se:
Fonte: BLATT, C. R. et al. Gestão da Assistência Farmacêutica. Eixo 2: Serviços Farmacêuticos. Módulo 4: Logística de Medicamentos. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/3138/1/E2_Mod4final.pdf. Acesso em: 10 dez 2024.
Atualmente, sistemas sofisticados de manuseio e armazenagem de materiais possibilitam redução de custos, aumento significativo de produtividade e maior segurança nas operações de controle, com obtenção de informações precisas em tempo real. Com relação à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) no ambiente hospitalar, responda: