ATIVIDADE 1 - ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO - 51_2025

 

 

Olá, estudante!
Chegou a hora de nossa Atividade de Estudo 1.

Primeiramente, assista ao estudo de caso da disciplina. Depois, leia o texto a seguir:

Do ‘limbo no mercado’ às milhões de visualizações: a história do Charla Podcast
Bruno Cantarelli e Beto Junior conversam com o LANCE! e detalham a trajetória do videocast que entrevista personalidades do futebol.

Criado em 2021, o Charla Podcast já acumula 366 mil inscritos no Youtube e se firmou como um dos podcasts de futebol mais relevantes do país. Mas a realidade no começo do projeto era bem diferente. Colegas de trabalho na “Rádio Tupi”, Bruno Cantarelli e Beto Junior, o Betão, observaram o momento de declínio das rádios e resolveram apostar em um videocast voltado para a internet. No entanto, tamanho sucesso nem passava pela cabeça dos dois jornalistas.

No início, não era tradicional o videocast de futebol, era difícil convidar as pessoas para participarem. Ainda hoje é difícil levar jogador. E eu falava para eles ‘você não pode se tornar escravo de visualização, esquece isso, vai zerar, bota na cabeça que vai ser um fracasso’. E agora, dois anos e pouco depois, temos muito orgulho da trajetória – contou Cantarelli em entrevista ao LANCE!.

Os dois apresentadores do Charla acreditam que acertaram o momento de lançamento do podcast. Na época, Cantarelli observou o boom de videocasts como o “Flow”, mas percebeu a ausência de programas voltados para o futebol e produzidos no Rio de Janeiro.

Para Beto, o podcast foi um transformador na carreira. O comentarista revelou ao L! que vivia um momento profissional delicado antes de embarcar no projeto com Cantarelli.

O Cantarelli é desbravador, já estava narrando há um tempo. No meu caso e dos outros meninos (da produção e edição), a gente estava no limbo do mercado. A gente entrou na brecha, na hora certa – disse.

SEM ROTEIRO!
O processo de condução do podcast foi sendo construído naturalmente por Cantarelli e Beto. Desde o início, os dois tinham na cabeça que não fariam programas roteirizados, buscando sempre manter uma conversa espontânea com os convidados.

Eu odeio roteiros, amarram muito uma coisa que pode ser feita naturalmente. A gente não tem roteiro e lê pouco sobre o convidado antes. A gente é viciado em futebol, então consome muito conteúdo na internet, na TV. Hoje em dia, eu já tenho uns ‘presets’ de algumas coisas que tenho que perguntar, mas a ordem, o momento, não – revelou Cantarelli.

Foi instintivo. A gente nunca sentou e conversou ‘Canta, como vai ser a condução do programa?’ Ele comanda, eu reajo e assim a gente vai. Nesse formato, nos encontramos – acrescentou Beto.

Ainda que mantenham a naturalidade como marca do podcast, a equipe do Charla aprendeu muitos atalhos para o sucesso na internet ao longo do tempo. Logo no início, eles perceberam a importância da repercussão de cortes das entrevistas, que muitas vezes também geram reações em outros canais.

A gente não entrevista quem a gente quer, Neymar, Gabigol. É uma estrada difícil. No início, vinham convidados e saíam coisas legais, mas não tínhamos isso dos cortes na cabeça – relatou Cantarelli.”


Fonte: https://www.lance.com.br/fora-de-campo/do-limbo-no-mercado-as-milhoes-de-visualizacoes-conheca-a-historia-do-charla-podcast.html. Acesso em: 18 fev. 2025.


A reportagem acima fala sobre o sucesso do Charla Podcast, um podcast sobre esportes que é transmitido no YouTube. Além dos podcasts, o Charla também passou a fazer transmissões esportivas em parceria com o canal Premiere, do Grupo Globo. Nesse caso, a proposta era fazer transmissões mais leves e bem humoradas, levando o espírito descontraído do podcast para os jogos de futebol.

Veja a seguie um vídeo com o anúncio da primeira transmissão:
https://www.youtube.com/watch?v=3pZieEgw09s

O sucesso desse formato se deve a uma série de fatores relacionados à experiência estética promovida pela Internet e pelas redes sociais, alinhados com os formatos mais eficazes da comunicação contemporânea.

Pensando nisso, elabore um texto com 15 a 30 linhas, elencando quais características estéticas são mais valorizadas no mercado da comunicação atual e relacione alguma delas aos podcasts de YouTube e às transmissões descontraídas de jogos esportivos.

 

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?