Uma das ocupações do historiador, é entender o que é a História. Pesquisadores e docentes constantemente revisitam conceitos que definem suas práticas de pesquisa e ensino, esse movimento é essencial, pois, todas as Ciências precisam pensar sobre seus pressupostos, métodos e finalidades sociais.
Hoje, a historiografia deixou de ser aferida, apenas, com base em fatos e registros oficiais, não é mais um ato de decorar datas e nomes, mas sim, é um exercício de questionar o passado, de comparar temporalidades e especialmente de averiguar rupturas e continuidades ao longo da História.
Isto posto, assista ao vídeo do historiador e docente José Henrique Rollo, no qual, aborda essa temática: https://www.youtube.com/watch?v=I1jDVdjsgQo
A partir das considerações de Rollo, e também, pelo emprego das discussões feitas em nossa disciplina, sobretudo as que retratam sobre a importância da teoria, dos documentos e da metodologia, elabore um texto dissertativo explicando o que é a História e porque deve ser considerada como Ciência.
Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina.
– Redija sua resposta através de um texto dissertativo, contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como, cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
– Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).
– A quantidade de linhas deve ser a considerada pela caixa de respostas da Atividade 1.
Bom estudo!