A estatística é uma ciência que usa a análise dos dados para testar as hipóteses estatísticas. Ela é usada para descrição de dados coletados durante uma pesquisa usando números ou medidas estatísticas para poder representar todos os dados coletados. Para conduzir experimentos de biologia usamos a bioestatística, que é a aplicação dos métodos estatísticos à solução de problemas biológicos. Bio envolve Biologia, estudo dos seres vivos. E estatística que fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão na presença de incerteza. O uso da estatística na Biologia é essencial como por exemplo: o crescimento de uma população, variáveis da amostra, a medição da temperatura de um animal em vários momentos do dia, o monitoramento de outras variáveis envolvidas nessas medidas de temperatura, esses resultados podem ser expressos em termos totalmente numéricos.
Fonte: https://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/2.%20APLICACOES%20GERAIS%20DE%20BIOESTATISTICA%20ATIVIDADES%20DE%20PRATICAS%20LABORATORIAIS%20E%20DE%20CAMPO%20REALIZADAS%20NO%20CURSO%20DE%20LICENCIATURA%20EM%20CIENCIAS%20BIOLOGICAS.pdf. Acesso em: 4 fev. 2025.
Com base na relação entre estatística e suas aplicações, veja a seguinte situação:
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Atualmente, o Brasil exporta cerca de 25% da carne bovina produzida aqui no país, negociada para centenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade para atender às demandas do mercado.
Fonte: adaptado de: https://www.abiec.com.br. Acesso em: fevereiro. 2025.
Com relação à exportação de carnes, os gráficos a seguir apresentam a evolução do abate de bovinos e da participação de machos e fêmeas, por trimestre (indicado por algarismo romano), segundo informações obtidas pelo IBGE.
Gráfico 1.
..
Fonte: IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . PEC-2024, Indicadores IBGE Estatística da Produção Pecuária, Rio de Janeiro: IBGE, 2024. acesso:https://ftp.ibge.gov.br/Producao_Pecuaria/Fasciculo_Indicadores_IBGE/abate-leite-couro-ovos_202401caderno.pdf
Grafico 2.
..
Fonte: IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . PEC-2024, Indicadores IBGE Estatística da Produção Pecuária, Rio de Janeiro: IBGE, 2024. acesso:https://ftp.ibge.gov.br/Producao_Pecuaria/Fasciculo_Indicadores_IBGE/abate-leite-couro-ovos_202401caderno.pdf
A partir dos dados observados nos gráficos, para essa atividade, você deve fazer:
a) Qual a diferença entre as informações mencionadas no Gráfico1 e no Gráfico 2?
b) Qual a maior quantidade de cabeças de gado abatida? E quando foi?
c) Qual a maior quantidade de fêmeas abatidas? E quando foi? Apresente os cálculos.
d) O abate de gado foi sempre crescente? Justifique sua resposta.
e) Qual a diferença entre o número de machos e o número de fêmeas abatidas no primeiro trimestre de 2021? Apresente os cálculos.
f) Qual a média de abate de bovinos no primeiro trimestre, considerando os valores de abate no primeiro trimestre de cada ano nos períodos mencionados no gráfico? Interprete o resultado.
g) Qual a mediana de abate de bovinos no primeiro trimestre, considerando os valores de abate no primeiro trimestre de cada ano nos períodos mencionados no gráfico? Interprete o resultado.
h) Existe algum valor modal para o abate de bovinos considerando-se os valores de abate no primeiro trimestre de cada anos nos períodos mencionados no gráfico? Se existir, qual é o valor? Interprete o resultado.
i) Entre os anos de 2019 até 2023 (inclusive), selecionando um trimestre aleatoriamente, qual a probabilidade do trimestre selecionado ser um número ímpar e ter a maior quantidade de bovinos abatidos no seu respectivo ano?