MAPA - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - 52_2024

Contextualização da atividade MAPA
A modalidade didática utilizada pelo professor em suas aulas depende do conteúdo e, também, do objetivo que deseja atingir em suas aulas. A escolha da modalidade didática sofre interferência do tempo e, também, dos recursos a serem utilizadas em sala de aula.

Atividade a ser desenvolvida
1. 
Utilizando-se do tópico 3 do livro didático, realize a construção de um mapa mental, que é uma estrutura visual simples usada para organizar ideias, pensamentos ou conceitos complexos e entender como eles se relacionam, enfatizando o que são modalidades didáticas e quais modalidades didáticas mais se enquadram no Ensino de Biologia. Para a realização da atividade, podem ser utilizados programas de computadores ou, até mesmo, materiais escolares como cartolina, lápis, canetinha etc. Faça uso da sua criatividade!

Obs.: a seguir, há um link que explica detalhadamente como realizar um mapa mental completo e funcional: https://blog.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/​

2. Utilizando-se do modelo a seguir, faça um planejamento de aula com um tema à sua escolha. Nesse plano de aula, você deverá discorrer, em cada uma das etapas/tópicos, sobre sua aula (a partir do tema escolhido) que poderia ser empregada em sala de aula. Em seu planejamento, empregue a modalidade didática “AULA PRÁTICA” (experimentos investigativos) para o ensino de Biologia.

Modelo a ser seguido para o planejamento de aula:

Plano de Aula

Tema: o eixo condutor da minha aula.

Professores responsáveis: elaborador do planejamento.

Público-alvo: descrever qual a turma ou a faixa etária a que se direciona o plano.

Duração: descrever o período correspondente ou, se for o caso, a quantidade de horas em que aula será realizada.

Objetivo geral: o que se pretende construir em termos de habilidades, capacidade de raciocínio, compreensão, ação social por meio do conteúdo a ser ministrado.
Objetivos específicos: são estabelecidas as ações que pretendemos que os alunos realizem para atingir o objetivo geral.

Conteúdos: a serem trabalhados, são os conhecimentos a serem apreendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.

Metodologia: procedimentos a serem realizados identificando os recursos e as estratégias didáticas com a descrição do roteiro de realização das atividades que o professor proporá para estimular, orientar e promover o processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação: nesta seção, serão expostos os procedimentos que serão utilizados para identificar se os objetivos propostos foram alcançados. A verificação e qualificação avaliativa deve ser pensada em diferentes maneiras e ser condizente com as ações desenvolvidas e os objetivos.

Referências bibliográficas: materiais e livros consultados.

Anexos e apêndices: os anexos são textos ou materiais de outras pessoas; e os apêndices são materiais que você, como professor, produziu para sua aula (atividades, textos, figuras etc.)


Referência
OLIVEIRA, L. Prática de Ensino: metodologia e instrumentação para o ensino de Biologia. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?