MAPA - FAR - FARMACOGNOSIA, FITOQUÍMICA E FITOTERAPIA - 53_2024

 

 

 Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Farmacognosia, Fitoquímica e Fitoterapia.

Instruções iniciais:

– Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes neste modelo.

– Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na “Sala do Café”.


CONTEXTUALIZAÇÃO

Considerando o potencial do metabolismo secundário para ser utilizado em pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, o isolamento de biomoléculas da planta in natura e posterior identificação é de suma importância. Não obstante, as concentrações de cada metabólico específico numa planta são geralmente mínimas; portanto, diversas técnicas são necessárias para possibilitar sua purificação. […]O primeiro passo na investigação de biomoléculas de plantas é a extração, que pode ser feita por diversas técnicas. Basicamente, a extração consiste na transferência de uma mistura de moléculas da planta para o solvente extrator. Geralmente são obtidas misturas complexas de substâncias, constituídas por diferentes classes de biomoléculas com grupos funcionais muito distintos. O desenvolvimento de pesquisas envolvendo extratos vegetais apresenta desafios devido à complexidade das matrizes biológicas das plantas (fitocomplexo). Cada conjunto delas pode realizar diferentes atividades e atuar em diferentes alvos. Assim, é necessário separar as substâncias de interesse, mantendo aquelas que podem potencializar as atividades umas das outras, devido ao sinergismo. Esses objetivos podem ser alcançados através de processos de fracionamento e isolamento de biomoléculas. […]O processo de fracionamento pode envolver diversas tecnologias, envolvendo etapas de pré e pós-processamento. A metodologia mais utilizada começa pela partição líquido-líquido com solventes de diferentes polaridades e imiscíveis. Assim, o extrato pode ser fracionado com base na polaridade dos seus constituintes fitoquímicos. Este procedimento visa separar as moléculas de interesse em uma determinada fração, reduzir a proporção de substâncias indesejadas ou facilitar as próximas etapas de isolamento. […]O processo de isolamento de substâncias geralmente envolve mais de uma etapa. Como a complexidade das substâncias contidas em um extrato vegetal é enorme, normalmente é empregada a separação em vários estágios. As etapas subsequentes podem envolver outras partições de polaridade crescente, precipitação por mudanças de temperatura ou pH e também o uso de processos cromatográficos (Mello, Valone, 2022).

Fonte: MELLO, J. C. P.; VALONE, L.; Chapter 4: Extraction, isolation and identification of phytopharmaceuticals. In: OLIVEIRA, W. P. Phytotechnology: a sustainable platform for the Development of Herbal Products Urbanization, industrialization, and the environment, Taylor & Francis, 2022, p.86-87​.


O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE?

Considere que, conhecendo a importância do conhecimento popular do uso de plantas para auxiliar em condições de saúde, você passou a ouvir histórias sobre a utilização tradicional de plantas medicinais pela sua comunidade.  Você escuta vários relatos sobre o uso da espinheira-santa em problemas estomacais. Por isso, decide ingressar em um mestrado e aprofundar o conhecimento científico sobre o assunto. Após iniciar a pesquisa bibliográfica, você encontra que o nome científico dela é Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek. As biomoléculas responsáveis pela sua atividade farmacológica são terpenos, flavonoides e taninos. Entre as atividades para ingressar no mestrado está o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que deve conter uma introdução, justificativa, objetivo e materiais e métodos. O projeto irá nortear sua pesquisa e mostrar que você possui capacidade de compreender a literatura científica já publicada, para ser capaz de produzir mais conhecimento e expô-lo através de novas publicações.


A primeira etapa é fazer a revisão bibliográfica:

– Você deve compreender e relatar o seu uso tradicional e as características da planta.

– Em seguida, você deve se aprofundar nos metabólitos secundários que são responsáveis pela atividade biológica.

– Como próximo tópico, deve pesquisar cada uma das atividades descritas com as formas de preparação dos extratos e frações.

– Para finalizar, você deverá pensar em qual será o objetivo de sua pesquisa e qual será a metodologia utilizada para realizá-la.

Você pode consultar a Farmacopeia Brasileira e também o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira para prosseguir com essa atividade. Os links de acesso estão disponibilizados abaixo, mas os materiais em PDF também estarão disponíveis em material da disciplina. 

– Link para a 6ª edição da Farmacopeia Brasileira: (Caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador) https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/plantas-medicinais-ate-2a-errata-p-pdf-com-capa.pdf
– Link para a 2ª edição do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira: (Caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador) https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf 


DESENVOLVENDO O TRABALHO

Após ler atentamente essas informações, faça o que se pede:


  1. DEFINA etnofarmacologia.

    2. CARACTERIZE MORFOLOGICAMENTE a espinheira-santa com base nos documentos da Farmacopeia apresentados pelo livro da disciplina.

    3. Quais são os ativos responsáveis pela sua atividade biológica? APRESENTE em grupos segundo suas características e com as quantidades mínimas exigidas.

    4. DESCREVA quais são as indicações terapêuticas da espinheira-santa relatadas em sua monografia no Memento e no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. 

    5. CITE as formas de apresentação espinheira-santa relatadas​ no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira​.

    6. APRESENTE o objetivo deste projeto de pesquisa.

    7. DEFINA e APRESENTE qual seria o melhor processo extrativo e líquido extrator para extrair as biomoléculas ativas que serão pesquisadas. 

    8. REFERÊNCIAS
    Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA.


Bom trabalho!


ORIENTAÇÕES FINAIS

Sobre o arquivo a ser enviado

→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Sugerimos enviar no formato PDF.

→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.

→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda a demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

Problemas frequentes a evitar:

→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.

→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades.

→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_Gnosia_JoseLemos.pdf

Como enviar o seu arquivo:

→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.

→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

 

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?