MAPA - MICROBIOLOGIA CLÍNICA - 53_2024

 

 

Seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Microbiologia Clínica.

Instruções iniciais:
1- Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade e siga todas as instruções constantes nesse modelo. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
2- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
 
Olá, estudante!

A rotina de um analista clínico no setor de microbiologia é desafiadora. Conhecer as técnicas, os microrganismos de maior importância médica e ter uma base teórica bem fundamentada são essenciais para uma boa execução das análises clínicas.

O microbiologista deve estar sempre preparado para encarar os mais diversos tipos de amostras, microrganismos e testes de identificação e antibiograma, para liberar um laudo preciso e de alta qualidade.

O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo, não apenas apontar o patógeno responsável por uma determinada infecção, mas também indicar qual o perfil de resistência dos microrganismos isolados na sua rotina, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados, diminuindo assim a morbimortalidade de pacientes críticos.
Os laudos liberados pelo microbiologista afetam diretamente o tratamento dos pacientes. Os médicos, preocupados com o prognóstico, pressionam constantemente o laboratório em busca dos resultados. Então, não basta conhecer a microbiologia superficialmente para desempenhar um bom trabalho, é preciso estudo constante e busca diária por fontes de referência para agregar na sua rotina diagnóstica.
 

Fonte: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Microbiologia clínica para o controle de infecção relacionada à assistência à saúde: Módulo 4. Procedimentos Laboratoriais: da Requisição do Exame à Análise Microbiológica e Laudo Final. Brasília: 2013.


Sendo assim, imagine que você atua como responsável técnico pelo setor de Microbiologia do Laboratório de um hospital de referência. Nele, são atendidos pacientes ambulatoriais e internados, de diferentes especialidades médicas, além das vagas de terapia intensiva.

Em uma manhã, iniciando sua jornada de trabalho, se deparou com duas análises que precisavam ser feitas:

Análise 1
Amostra de urina identificada como A.S.B.F., paciente feminina, 36 anos, proveniente de atendimento ambulatorial, não apresentava febre, mas queixava-se de disúria há 3 dias. Ao analisar o parcial de urina desta paciente, foram encontrados os seguintes parâmetros:


Fonte: a autora.
 
Após a semeadura em ágar C.L.E.D. e Sangue, as placas de Petri foram incubadas a 37 ºC por aproximadamente 24 horas, seguindo o protocolo do próprio laboratório. Os seguintes resultados foram observados:


Fonte: a autora.
 
Foram realizados os testes de identificação e antibiograma, este último pela técnica de Disco-Difusão, seguindo o protocolo do BRCast. Este foi o resultado:

      
Fonte: a autora.
 
Análise 2
Hemocultura coletada de S.M.F., sexo masculino, 59 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido politraumatismo causado em colisão automobilística. O paciente encontra-se sedado, em ventilação mecânica, e afebril, mas seguindo os protocolos do hospital, o médico intensivista solicitou 2 amostras de hemocultura pareada. Elas foram incubadas no equipamento BACTEC™ da BD.

A 1ª amostra, colhida por punção venosa em M.S.E. positivou após 33h de incubação, com desenvolvimento de CGP (Cocos Gram Positivos). Nas provas de identificação, o isolado apresentou catalase positiva, coagulase negativa e sensibilidade para Novobiocina. A amostra foi semeada em ágar sangue e manitol salgado, apresentando-se da seguinte forma:


Fonte: a autora.
 
A 2ª amostra, colhida por punção arterial em M.S.D., positivou após 49h de incubação, com desenvolvimento de leveduras. Para identificação foi executado teste do tubo germinativo. O resultado do teste foi o seguinte:


Fonte: a autora.

1) Diante dos dados clínicos e laboratoriais da paciente, na análise 1, RESPONDA:

a) EXPLIQUE o princípio do teste de Nitrito na tira reativa, que é utilizada no teste químico da urina, e o que ele indica.
b) JUSTIFIQUE a utilização do ágar CLED na semeadura de urina.
c) INTERPRETE os resultados do antibiograma, determinando se o isolado é sensível, resistente ou intermediário para cada antimicrobiano testado.

2) Diante dos resultados obtidos na análise 2, RESPONDA:

a) De acordo com o Material Didático Digital (MDD) da Microbiologia, e os resultados obtidos nos seus testes, IDENTIFIQUE o gênero e espécie do isolado da punção venosa.
b) EXPLIQUE o princípio dos testes de catalase, coagulase e manitol, bem como suas leituras e interpretações, e os cuidados que devem ser tomados durante sua execução.
c) INTERPRETE o resultado do teste do tubo germinativo, sugerindo o provável patógeno.
d) DESCREVA o procedimento do teste do tubo germinativo e como é feita sua leitura.

Para encontrar as respostas, você está livre para buscar por fontes confiáveis, mas deixo aqui algumas sugestões:

– Livro didático utilizado na disciplina.
– Documentos e vídeo aulas do BRCast. Disponível em: https://brcast.org.br/.
– Manuais de Microbiologia Clínica, emitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/manuais/manuais-de-microbiologia-clinica.
– Recomendações emitidas por órgãos de excelência, como Instituto Fiocruz.
– Material Didático Digital (MDD) das práticas de Microbiologia Clínica. Disponível no Studeo.
– Pesquisa em livros de Microbiologia na Minha Biblioteca.
– Pesquisa ativa na web e livros de Microbiologia.
 
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS

Sobre o arquivo a ser enviado:
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir
abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplos: MAPA_FundMicroImuno_CarolSouza.pdf.

Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

Fale Conosco

Envie sua Mensagem

Múltipla Assessoria Acadêmica - © 2024 Todos os Direitos Reservados

Converse com nossa equipe
Múltipla Assessoria
Olá, como podemos te ajudar?