“O papel do produtor está associado à necessidade de ter o domínio sobre o processo em que está inserido. O produtor é considerado o profissional na sua área quando sabe gerenciar, planejar e executar o trabalho. Realizar o papel de gerente e supervisor é tornar-se mais independente, pois terá o domínio da rotina básica do seu empreendimento rural. A visão de negócio permite que a relação entre produtor e “mercado” evolua, pelo simples e inexorável fato da profissionalização”.
Fonte: DE LIMA, Catiane. Gerenciamento da propriedade rural: implantação de um Software como sistema gerenciador da propriedade rural. VI Simpósio da Ciência do Agronegócio. 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cienagro/wp-content/uploads/2018/10/Gerenciamento-da-propriedade-rural-Implanta%C3%A7%C3%A3o-de-um-software-como-sistema-gerenciador-da-p.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.
O produtor deve “ver” a propriedade rural como uma empresa, sendo ele o gerente e o responsável pelo sucesso ou o fracasso da mesma. Sendo assim, ele deve buscar a eficiência produtiva (vender mais) e a eficiência econômica (ganhar mais dinheiro) com o negócio. Diante do exposto, discorra sobre três pontos fundamentais, para que o produtor obtenha mais sucesso (lucro) com o seu trabalho, no seu empreendimento, usando o ciclo PDCA.