As práticas corporais alternativas têm se destacado entre as atividades que mais crescem, refletindo a grande demanda por diversidade e por práticas que promovam o bem-estar global.
Nesta perspectiva, o campo da Educação Física e suas aplicabilidades têm ganho mais espaço, surgindo a necessidade de explorar novos caminhos. Neste contexto, a atuação profissional visa alcançar uma definição que amplie a visão do corpo, indo além do desenvolvimento exclusivo das habilidades físicas. Procura-se então, desenvolver uma abordagem que foque na compreensão integral do ser humano, abrangendo os aspectos psicológico-mental, social, moral e biológico, sem se limitar a apenas um desses componentes.
Nesta perpectiva as Práticas Corporais Alternativas (PACs) buscam incorporar e desenvolver atitudes de cooperação, autopercepção, autoconhecimento, autonomia física e mental, valorização das diferenças, liberdade, criatividade, além de uma visão global de saúde e bem-estar.
LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Compreendendo as particularidades que envolvem as práticas corporais alternativas, elabore um exemplo de como você incorporaria essas práticas em sua atuação profissional e explique os pontos que as diferenciam das práticas convencionais.