Em sua obra “A Interpretação das Culturas”, o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que “de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora do comum, segundo me parece: ele denota um padrão de significados transmitido historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação à vida” (Geertz, 2008, p. 66).
Fonte: GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Com base nessa citação e em seus conhecimentos sobre o tema, escreva uma dissertação abordando e explicando os seguintes questionamentos:
a) Qual a definição de cultura segundo Geertz? Explique com suas próprias palavras. Como você interpreta a ideia de “padrão de significados transmitido historicamente, incorporado em símbolos”?
b) Como essa definição de cultura pode influenciar práticas educacionais? Considere aspectos como o currículo, as metodologias de ensino e a relação entre educadores e educandos.
c) Como podemos utilizar essa compreensão simbólica da cultura para enfrentar questões como a diversidade cultural e a inclusão social nas escolas?
Orientações:
– Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
– Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.