Toda atividade, para ser bem executada, exige um bom planejamento. Para a execução de uma aula não é diferente. Segundo Barreiros (2021), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, onde é possível integrar a atividade escolar e a problemática do contexto social. O planejamento permite visualizar nosso contexto e ações, pois ao planejar, pensamos em nossos objetivos e em estratégias para alcançá-los. Assim, esse processo amplia nossa compreensão, de como atuamos e, nos permite explorar novas abordagens para atender melhor as nossas necessidades (DOS SANTOS SILVA, et al., 2024).
Fonte: BARREIROS, G. B. Prática de Ensino: Princípios Legais e Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
SILVA, N. V. dos. S. et al. Desvendando o planejamento educacional: uma análise da aplicação prática nos contextos do plano de ensino e plano de aula. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, 2024, p. 2287-2296.
O planejamento faz parte do conhecimento pedagógico do professor, envolvendo autonomia e reflexão na seleção das ações a serem implementadas em sala de aula.
Considerando a importância do planejamento pedagógico e formativo para o ensino de Ciências e Biologia, discorra sobre as etapas fundamentais que um professor deve considerar ao elaborar um plano de aula integrado e eficaz para essas disciplinas. Justifique a relevância de cada etapa mencionada e exemplifique como a integração de estratégias pedagógicas diversificadas podem enriquecer a experiência educacional dos alunos. O texto deve conter o número mínimo de 20 linhas e máximo de 25 linhas.