A educação, como sabemos, é um processo dinâmico que requer flexibilidade e receptividade a diversas propostas. Para Antunes (1998) e Kishimoto (2006), as atividades lúdicas são uma excelente metodologia no processo de ensino e aprendizagem. Uma ferramenta que pode auxiliar e muito no aprendizado, são os jogos educativos, pois permitem que o aluno desenvolva o raciocínio estratégico de forma autônoma ou sob mediação do professor. Isso ocorre ao refletir sobre diferentes soluções, promovendo a habilidade de tomar decisões e superar obstáculos de maneira diversificada (PEDROSO, 2009).
Referências:
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Curitiba, 2009, p. 1-9.
Como mencionado anteriormente, o emprego de jogos didáticos são de grande valia para a estimulação e aprendizado no âmbito escolar. Dessa forma, a proposta dessa atividade MAPA é que seja desenvolvido um jogo educativo interativo direcionado ao 6º ano do ensino fundamental II, que explore o tema “Célula, Unidade da Vida“ (EF06CI06), proporcionando uma abordagem lúdica e educativa para o entendimento das estruturas e funções celulares fundamentais.
O jogo deverá ser construído de forma física utilizando materiais como papel, cartolina, papelão, tinta, isopor, entre outros. Segue alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, dominó, tabuleiro, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.
Descrição da Atividade:
– Deverá apresentar de forma escrita as regras do jogo e o passo a passo de como deverá ser jogado.
– Materiais utilizados na confecção do jogo.
– Com base no planejamento inicial, deverá desenvolver de forma concreta o jogo. Isso inclui a criação de conteúdo (perguntas, desafios, informações sobre células), design gráfico (se aplicável).
– Planejar uma aula (com duração de 50 minutos), onde o jogo confeccionado deverá ser aplicado. Assim, é necessário descrever como irá desenvolver essa aula.
– Todo o procedimento de montagem e execução deverá ser fotografado e as imagens anexadas no Formulário padrão da atividade.
– A atividade será avaliada com base na criatividade do conceito do jogo, na eficácia educativa e no envolvimento com o tema “Célula, Unidade da Vida”, e na qualidade do desenvolvimento do jogo.
Orientações:
– Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
– Faça o uso de seu livro didático, vídeo-aulas e outros livros sobre a temática da atividade.
– Desenvolva o seu texto no FORMULÁRIO PADRÃO disponibilizado no Material da Disciplina.
– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo;
– Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
– O formato do arquivo enviado deve ser em PDF.
*E caso apresente dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu professor mediador.
Atenção:
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.
– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Boa Atividade!