Olá, estudante! A atividade MAPA da disciplina visa resgatar os conhecimentos sobre a disciplina de nutrição aplicada a enfermagem. Na unidade 6 do seu livro didático que fala sobre classificação e indicações de dietas parenteral e enteral.
Fonte: PEREIRA, Cristiane Pavan; SANCHES, Rafaela Gilo. Nutrição Aplicada à Enfermagem. 22. ed. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. 232 p. ISBN Graduação – EAD.CARVALHO.
Eduardo Botelho de. Manual de Suporte Nutricional. Rio de Janeiro: MEDSI, 1992. 303 p. ISBN 85-7199-050-6.
PEREIRA, Cristiane Pavan; SANCHES, Rafaela Gilo. Nutrição Aplicada à Enfermagem. 22. ed. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. 232 p. ISBN Graduação – EAD.CARVALHO.
Caso Clínico:
Identificação: MFS, feminino, 42 anos, branca, do lar, moradora de Maringá.
Diagnóstico principal: Sofreu queimaduras de grau em 40% do corpo, quadro depressivo em tratamento a mais de 1 ano, não sente fome.
História de mudança de peso: Houve perda de peso e diminuição da ingesta.
Avaliação antropométrica: peso 49kg e altura de 1,70m
Paciente deu entrada no hospital para tratamento das queimaduras. Foi observado que no decorrer de 7 dias de internação a ingesta oral está menor que 60% das necessidades, sendo já indicado iniciar terapia nutricional.
Vamos à atividade:
Imagine que você faz parte de equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) do hospital de sua cidade. Neste caso o que você faria?
Etapa 1:
– Cálcule o IMC (ìndice de massa corporal) da paciente e classifique.
–Etapa 2:
– Existem quatro vias de administração da terapia nutricional: oral, enteral e parenteral e a mista (quando há combinação de mais de uma terapia alimentar). A escolha da via de administração é feita pela EMTN explique rapidamente como é baseada a escolha da terapia, indicando os critérios de escolha.
Etapa 3:
– Definindo a localização da extremidade da sonda, ou seja, se vai ficar no estômago ou no intestino (duodeno ou jejuno), sabemos que pode ocorrer brocoaspiração, que é uma complicação. Como esse tipo de complicação pode ser evitada pela enfermagem?
Etapa 4:
– Após definir a via de acesso da sonda, o enfermeiro participa diretamente e ativamente com seu conhecimento e habilidades técnicas para a instalação da sonda, explique como funciona esse procedimento desde a instalação (incluindo o posicionamento do paciente), medidas, higienização realizada pré sondagem, descrever técnica de introdução da sonda até a liberação da dieta, e quais sinais deve-se observar após a passagem da sonda que possam indicar problemas.
Etapa 5:
– Cite pelo menos 3 atribuições do enfermeiro na equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN).