Estudante!
Seja bem-vindo à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fisiologia Humana.
Instruções iniciais:
– Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
– Siga todas as instruções constantes nesse modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Aterosclerose
A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/aterosclerose/aterosclerose. Acesso em 25 ago. 2024.
Implicações do tabagismo ativo e do tabagismo passivo como mecanismos de instabilização da placa aterosclerótica
O tabagismo acelera, agrava a aterosclerose e aumenta o risco de doenças arteriais coronárias. A nicotina estimula a liberação de catecolaminas, estimula as lesões no endotélio arterial e promove a aterogênese. Radicais livres e compostos aromáticos diminuem a síntese de óxido nítrico no endotélio, prejudicando o relaxamento dependente do endotélio nas artérias, sinal precoce da disfunção endotelial. Os tabagistas apresentam alteração tanto no balanço vascular biológico, propiciando a trombogênese, por meio de efeitos nas plaquetas e fatores de coagulação, como no balanço do tônus vascular, favorecendo a vasoconstrição. (…) O tabagismo também potencializa a trombose na disfunção endotelial, por meio do aumento da concentração plasmática de fibrinogênio e de alterações na atividade plaquetária. Todos esses efeitos pró-aterogênicos do tabagismo nas lesões endoteliais também são observados, embora em menor extensão, em tabagistas passivos.
Fonte: adaptado de: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-414446#:~:text=O%20tabagismo%20acelera%20e%20agrava,arterial%20e%20promove%20a%20aterog%C3%AAnese. Acesso em: 25 ago. 2024.
ESTUDO DE CASO:
Um paciente com obesidade mórbida de 55 anos chega a uma unidade de emergência com queixas de dor torácica intensa, sudorese, náuseas e dificuldade respiratória. O histórico médico do paciente inclui colesterol LDL alto, hipertensão arterial não controlada e tabagismo de longa data. Após uma avaliação inicial, o eletrocardiograma (ECG) sugere um infarto agudo do miocárdio (IAM). Além disso, os exames laboratoriais revelam elevação das enzimas cardíacas, confirmando o diagnóstico de IAM.
Diante desse cenário, é necessário realizar uma análise detalhada das informações disponíveis para compreender a situação clínica do paciente e planejar as próximas ações.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Com base no caso clínico apresentado, responda ao que se pede nas questões a seguir:
Obs: você pode utilizar os materiais indicados no fim da atividade para elaborar as suas respostas.
1) EXPLIQUE o que é Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e RELACIONE com a dor torácica apresentada pelo paciente.
2) Com base nas informações fornecidas, DESCREVA os mecanismos fisiopatológicos que explicam a ocorrência do infarto agudo do miocárdio neste paciente, considerando seu histórico de hipertensão e tabagismo. Como esses fatores contribuem para o desenvolvimento do IAM?
3) EXPLIQUE o que pode ocorrer com o paciente nas próximas horas se o IAM não for tratado adequadamente e a tempo. Considere as implicações dessas complicações no sistema cardiovascular.
4) Considerando o artigo de Mertins et al., 2016 (link e referência completa em Material Complementar para Pesquisa), CITE pelo menos 3 fatores de risco para o IAM.
5) Sabendo que o paciente estava em um quadro de IAM, procure a imagem de um coração em posição anterior, APRESENTE essa figura (não esqueça de colocar a fonte do local que coletou a imagem), APONTE e NOMEIE a principal artéria obstruída no paciente em questão.
Referências Bibliográficas
ATENÇÃO: insira as referências bibliográficas de todos os materiais utilizados para elaborar as respostas. Todas devem estar no formato ABNT.
Material Complementar para Pesquisa
Para responder às questões de 1 a 4, sugerimos a leitura dos materiais a seguir. No entanto, você pode utilizar como bibliografia outros artigos e livros.
BETT, M. S.; ZARDO, J. M.; UTIAMADA, J. L.; DOS-SANTOS, J. L. R. Infarto agudo do miocárdio: do diagnóstico à intervenção. Research Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 3, e 23811326447, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26447/23198. Acesso em: 13 set. 2024.
CARAPETO, C.; MONTANARI, F.; PINELA, L. M. Alimentação e aterosclerose: um artigo informativo. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. [S.l.], v. 11, n. 69, 2017. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/633/501. Acesso em 13 set. 2024.
DOS-SANTOS, F. M.; PRATES, I. A.; STRINGHINI, V. M.; ADAMI, E. R. Influência do Tabagismo no Infarto Agudo do Miocárdio. Peer Review, [S.l.], v. 5, n. 22, 2023. Disponível em: https://www.peerw.org/index.php/journals/article/view/1211/750. Acesso em: 13 set. 2024.
Fonte: MERTINS, S. M.; KOLANKIEWICZ, A. C. B.; ROSANELLI, C. L. S. P.; LORO, M. M.; POLI, G.; WINKELMANN, E. R.; PANNEBECKER, J. M. Prevalência de fatores de risco em pacientes com infarto agudo do miocárdio. Avances em Enfermería, [S.l.], v. 34, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.scielo.org.co/pdf/aven/v34n1/v34n1a04.pdf. Acesso em: 13 set. 2024.
ORIENTAÇÕES FINAIS
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desta atividade não é considerada.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_FisioHum_JoseLemos.pdf
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
→ Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.
Bom trabalho!