A educação tem enfrentado, nas últimas décadas, o desafio de reconhecer e abraçar a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica presente nas salas de aula. Isso implica desenvolver currículos que reflitam sobre a pluralidade de experiências e perspectivas, proporcionando uma educação que supere os padrões eurocêntricos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) estabeleceu as normas e diretrizes para a educação no Brasil. Vemos que, dentre as suas importantes abordagens, estavam a formação integral do indivíduo, o desenvolvimento de suas potencialidades, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1996).
Sendo assim, o ensino contextualizado e interdisciplinar tornou-se imperativo para oferecer uma ponte entre teoria e realidade do aluno, integrando os diversos ramos do conhecimento.
A LDB influenciou diretamente o ensino de História, proporcionando diretrizes que moldam a abordagem pedagógica, os currículos e as práticas educacionais. A LDB destacou a importância da valorização da diversidade cultural, dos direitos humanos e da compreensão do meio ambiente nos currículos escolares. Assim, a LDB abriu espaço para a inclusão de diferentes perspectivas históricas, reconhecendo a multiplicidade de vozes que contribuíram para a formação do Brasil.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1996.
Considere a situação hipotética a seguir:
Você é professor(a) do 5º ano em uma escola pública do seu município e sua turma está participando de um Projeto Pluricultural de dança, arte e educação. Este é um projeto sobre pluralidade cultural na escola e será apresentado aos pais e a comunidade, após o encerramento, pautado na importância de que a interação entre culturas pode ser horizontal e sinérgica, promovendo cooperação, respeito e enriquecimento mútuo na educação.
PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Explore a rica história, os ritmos contagiantes e os movimentos cativantes da capoeira (Maculelê). Junte-se a nós para uma jornada vibrante pela tradição dessa expressão cultural, mergulhando em suas raízes africanas, suas dimensões artísticas e seu impacto social. Utilizando materiais recicláveis, elabore o instrumento utilizado para a dança do Maculelê e a vestimenta do mesmo. Após confeccionada, tirar três fotos (uma dos Materiais, uma do processo da montagem e outra você segurando estes) em seguida, colar as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo na pasta: Material da Disciplina);
PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos materiais do Maculelê. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas histórica e da riqueza e conscientização cultural da prática educativa. Lembre-se: você é o professor da turma e deverá propor aos alunos uma experiência sonora empolgante e informativa enquanto desvendam os mistérios dessa arte que une dança, luta e música.
No seu plano de aula devem conter os seguintes itens:
– Tema da aula;
– Objetivo (se basear na BNCC – 5º ano);
- Materiais a serem utilizados para a aula (incluindo os confeccionado por você);
– Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo – detalhado – de suas atividades (5 a 10 linhas aproximadamente)
– Fechamento: Escreva um texto sobre a importância da contextualização pluricultural nos dias atuais e a importância da disciplina de História no processo educativo (5 a 10 linhas).
Orientações:
– A leitura do livro didático, em especial a Unidade IV, irá te auxiliar no desenvolvimento da sua atividade;
– Utilize o formulário padrão obrigatório para o envio do MAPA, disponibilizado em: Material da Disciplina;
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já́ realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web, pois a configuração de plágio poderá gerar decréscimo da sua nota ou, até mesmo, zerá-la;
– Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e só́ então clique em FINALIZAR.
– Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a) no Fale com o Mediador.
Bom trabalho!