A falta de atividade física regular é uma tendência progressiva em muitos países com repercussão direta no ganho de gordura corporal. O aumento dos índices de sobrepeso e obesidade não ocorreu somente no Brasil. Países como a França e outras comunidades europeias, que historicamente se caracterizavam por hábitos de vida saudáveis e quase ausência de obesidade, também passaram a ter crescimento assustador desse problema. O nosso corpo tem uma demanda diária de calorias que mantém nosso organismo vivo. É uma demanda de referência, pois é a partir dela que conseguiremos manter o equilíbrio do nosso peso corporal. Se consumirmos mais calorias do que gastamos, teremos aumento de peso. Por outro lado, se consumirmos menos calorias do que o requerido pelo nosso metabolismo basal, haverá perda.
Fonte: adaptado de: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/gastar-300-calorias-por-dia-e-o-minimo-para-sair-do-sedentarismo-diz-fisiologista.ghtml. Acesso em: 4 fev. 2025.
Observada a informação relacionada no texto sobre saúde, atividade física e gastos de calorias, observe os gráficos a seguir:
Gráfico 1. Gráfico 2.
Fonte: o autor.
Nos gráficos, consta uma relação entre tempo e quantidade de calorias gastas. Com base nos gráficos, responda às questões a seguir, sempre justificando as respostas dada.
a) As calorias gastas mencionadas nos dois gráficos têm o mesmo comportamento de oscilação?
b) No Gráfico 1, exatamente no tempo 30 minutos qual a quantidade de calorias gasta?
c) No Gráfico 2, exatamente no tempo de 60 minutos, foram gastas quantas calorias?
d) No intervalo de tempo maior que 30 e menor ou igual a 60 minutos, no Gráfico 1, qual a média de calorias gastas por minuto?
e) Qual a quantidade mediana de calorias gasta no Gráfico 2?
f) Com base nos três valores de calorias mencionados explicitamente no Gráfico 1, qual pode ser considerado como valor modal de calorias gastas?
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário