Texto 1
“O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita” (Soares; Batista, 2005, p. 24).
Fonte: SOARES, M.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
Texto 2
“[…] letramento é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita [e a leitura], enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos” (Kleiman, 1995, p. 19).
Fonte: KLEIMAN, A. B. Introdução: o que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B.(org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
Considerando os conceitos teóricos “alfabetização” e “letramento” e a relação deles com o desenvolvimento educacional de alunos na educação inclusiva, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 20 linhas, sobre os seguintes aspectos:
a) De que maneira a aquisição da leitura e da escrita, quando limitadas apenas à alfabetização do código linguístico, pode se tornar um fator de exclusão no ensino?
b) Como a escolarização fundamentada nas teorias do letramento pode simultaneamente alfabetizar e promover uma inclusão efetiva?