O preço das ações é o valor que um investidor paga por um ativo que representa uma parte do capital social de uma empresa. Ele é definido pela oferta e demanda, ou seja, pela quantidade de pessoas que querem comprar ou vender. O preço das ações pode mudar constantemente, pois é um ativo de renda variável, com alta volatilidade. Alguns fatores que podem influenciar o preço das ações são: desempenho financeiro da empresa, nível de endividamento da empresa, projeções para o setor em que a empresa atua, acontecimentos na política e na economia e notícias envolvendo fusões de empresas, investimentos e mudanças de governança.
O quadro a seguir apresenta os dados brutos referentes ao preço, em dólares, de uma amostra de 40 empresas de capital aberto, disponíveis para investimento em uma corretora.
Quadro – preço, em US$, de ações de empresas de capital aberto.*
*dados fictícios
Com base nessa situação hipotética, considere que você, futuro administrador, tenha sido convidado a apresentar um relatório sobre o comportamento do preço de compra dessas ações nessa corretora. Dessa forma, você preparará a apresentação resumindo as informações desse quadro, resolvendo os itens que seguem: